Há dois anos, por iniciativa da Fundação Barragán, foi anunciado o lançamento do novo site da instituição. Isso representou o esforço em compilar toda a informação disponível até agora no Arquivo Barragán que foca no estudo de sua carreira, abrindo o panorama para entender sua trajetória e evolução a partir de uma cronologia clara de experimentos e colaborações, bem como de projetos não construídos ou demolidos. O site compila essas cinco décadas de trajetória e apresenta uma lista de 170 obras dentro e fora do país, que é atualizada à medida que mais materiais são coletados.
Hoje a organização conta com 15 projetos de diferentes escalas onde são revelados croquis, plantas, fotografias inéditas ou pouco conhecidas, além de memórias descritivas que falam sobre os processos. Entre essas obras estão algumas das mais famosas, como a Casa-Estudio, a Casa Gilardi ou as Torres de Satélite. No entanto, é possível explorar projetos colaborativos no nível urbano como Lomas Verdes, projetos não construídos como a Fuente en Fraccionamiento de San Francisco ou demolidos como a Casa Aguilar.
Dentro deste arquivo são encontradas algumas joias que revelam muito mais do que um simples esboço, sendo possível também perceber a evolução e a forma como Barragán começou a integrar a cor em suas obras, quais eram suas prioridades e, em alguns casos, analisar as notas feitas sobre os mesmos planos que destacam alguns recursos importantes. Seja qual for a sua preocupação, esta lista vai despertar a sua curiosidade e questionar aspectos fundamentais da obra de Barragán. Todo o material apresentado está disponível no site da Fundação Barragán, onde são divulgados mais detalhes sobre cada projeto.
Casa-Estudio Luis Barragán (1948)
Casa Gálvez (1955)
Ciudad Satélite (1956)
Lomas Verdes (1964-1967)
Cuadra San Cristóbal, Los Clubes (1966-1968)
Fuente en Fraccionamiento San Francisco (1969)
Casa Gilardi (1975)
Foro del Comercio (1982-1984)
Para conhecer a lista completa de projetos visite Barragan Foundation.